Desembargador Marco Antonio Angelo participa de sua última sessão na 19ª Câmara Cível

01/08/2024

"Tenho muito orgulho de pertencer ao Judiciário gaúcho, reconhecido nacionalmente, sabendo que é uma engrenagem ampla e que a perfeita  prestação jurisdicional depende muito desta ação mútua entre  magistrados e servidores". A afirmação foi do Desembargador Marco Antonio Angelo, que participou de sua última sessão na 19ª Câmara Cível, em decorrência de sua aposentadoria prevista para o dia 05 deste mês.

"Como dizia Churchil, quando a juventude se for, que a sabedoria seja suficiente. Eu tenho a sabedoria suficiente para dizer que o momento da aposentadoria chegou", disse ele, bastante emocionado, parafraseando o ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, Winston Churchill, falecido na década de 60. Ele recordou sua trajetória, assumindo como Pretor em 1985, na Comarca de Carazinho, e depois como Juiz de Direito, em 1988, jurisdicionando nas Comarcas de Osório, Coronel Bicaco, Santa Rosa e Porto Alegre. Tomou posse como Desembargador em dezembro de 2008.

O Presidente em exercício do TJ, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, que prestigiou a abertura da sessão, destacou a trajetória do homenageado, que foi seu colega de turma no ingresso como Juiz de Direito em 1988. "Sempre é triste quando chega o momento em que alguém com tantos anos de dedicação acaba saindo da ativa e tira a toga para se dedicar aos demais afazeres e também com o intuito de ficar mais próximo da família. Eu tive uma trajetória muito próxima com o Desembargador Marco Ângelo na época em atuávamos, na condição de Juízes de Direito, como titulares em Comarcas nas Missões, no caso, eu em Santo Ângelo e ele em Santa Rosa", lembrou o magistrado.

O Presidente da 19ª Câmara Cível, Desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, por sua vez, também enfatizou a importância do Desembargador Marco no contexto do Judiciário gaúcho. "Nosso homenageado está deixando um legado que jamais sairá de nossas memórias. Ele está saindo com a certeza da missão cumprida, pois combateu o bom combate", parafraseando São Paulo. "A vida é feita de ciclos e um novo deles está aguardando o Desembargador Marco junto à família, aproveitando os momentos de felicidade com os seus mais próximos, pois este é um dos sentidos da vida, eis que somos eternos caminhantes nesta jornada", disse ele.

Também prestigiaram presencialmente a sessão os demais integrantes da Câmara, as Desembargadoras Mylene Maria Michel e Fabiana Zilles, os Desembargadores Eduardo João Lima Costa, Amadeo Henrique Ramella Buttelli e Luiz Augusto Guimarães de Souza, além da Juíza convocada Kétlin Carla Pasa Casagrande e do Procurador de Justiça, André Cipele, além da esposa do homenageado, Lusan, e os filhos Bruno e Elisa.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, ex-Presidente do TJ, acompanhou a sessão de forma virtual.

 

Trajetória

Em julho de 1988, assumiu o cargo de Juiz de Direito, jurisdicionando nas Comarcas de Osório, Coronel Bicaco, Santa Rosa e Porto Alegre.

Entre 1999 e 2000, exerceu a função de Juiz-Corregedor na gestão do Desembargador Aristides Pedroso de Albuquerque Neto.

Foi Juiz Eleitoral nas seguintes zonas eleitorais: 140ª - Coronel Bicaco; 42ª - Santa Rosa; e 160ª - Porto Alegre.

Tomou posse como Desembargador em 15 de dezembro de 2008, passando a atuar na 24ª Câmara Cível e, atualmente, está em exercício na 19ª Câmara Cível.